17 DE NOVEMBRO – DIA NACIONAL DE COMBATE À TUBERCULOSE

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria (Mycobacterium Tuberculosis) que afeta com mais frequência os pulmões, mas pode infectar qualquer parte do corpo, incluindo os ossos e o sistema nervoso. Sua transmissão ocorre pelo ar, quando pessoas infectadas tossem, falam ou espirram espalhando a bactéria.

Os principais sintomas da doença são tosses persistentes que podem ou não apresentar sangue ou escarro, sudorese noturna, perda de peso, dores no peito, fadiga e febre.

O tratamento é feito com antibióticos e leva no mínimo seis meses, e pode ocorrer internação para casos mais graves. E vale lembrar que a vacina BCG, obrigatória para menores de um ano, protege contra as formas mais graves da doença.

De modo geral, evitar ambientes fechados e com pouca ventilação são medidas simples que podemos adotar para a prevenção. Geralmente é indicada máscara (proteção individual respiratória) para os pacientes diagnosticados.

Em caso de suspeita, procure um médico e faça uma avaliação. Iniciar o tratamento o quanto antes, aumentam as chances de cura da doença.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s