29 DE AGOSTO – DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

Foi instituído no Brasil pela lei 7.488 de 11 de junho de 1986, o dia 29 de agosto como o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Esse dia tem por objetivo, conscientizar a população dos malefícios decorrentes do uso do cigarro. 

Enfisema pulmonar, bronquite, sinusite crônica, AVC, infarto, doenças reumáticas, úlceras gástricas, impotência sexual, alterações visuais, alterações da memória, complicações na gravidez, câncer de bexiga e de pulmão, são algumas das doenças que podem ser desenvolvidas em pessoas fumantes. Não podemos deixar de mencionar que para os fumantes passivos (pessoas não fumantes que convivem com fumantes em ambientes fechados), a fumaça do cigarro também é muito prejudicial para a saúde.  

Além da dependência química da nicotina, existe também a dependência psicológica do cigarro, e que por estes motivos, parar de fumar para algumas pessoas não é tarefa tão fácil, mas vale lembrar que atualmente, tratamentos que podem auxiliar no abandono do tabagismo são ofertados, como os adesivos e pastilhas de nicotina, medicamentos que podem ser prescritos por um médico, e até mesmo grupo de apoio e acompanhamento psicológico, estão à disposição dos interessados em parar de fumar. Seja consciente, preserve a sua saúde! Você só tem a ganhar! 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s