08 DE AGOSTO – DIA NACIONAL DE COMBATE AO COLESTEROL

A data foi estabelecida para a conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares, como o infarto e acidente vascular cerebral, pois uma das principais causas para o surgimento dessas doenças é o colesterol elevado.

O colesterol é responsável por produzir cortisol, estrógeno, testosterona, vitamina D, e ácidos biliares que auxiliam na digestão de gorduras; taxas altas, ou muito baixas de colesterol, não são o ideal para se preservar uma boa saúde.

Aproximadamente 70% do colesterol são produzidos pelo próprio organismo, e ao consumir grandes quantidades de alimentos ricos em gordura, as taxas de colesterol tende a aumentar, causando riscos para a saúde.

O colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim, pode se acumular nas artérias dificultando o fluxo de sangue para o coração e cérebro, aumentando os riscos de acidente vascular cerebral e infarto. Já o colesterol HDL, o colesterol bom, age como um limpador, retirando o colesterol ruim das artérias e transportando para o fígado, onde é quebrado e liberado pelo organismo, porém, o colesterol HDL não elimina todo o colesterol LDL, apenas auxilia na diminuição.

Fatores como uma alimentação balanceada, e a prática de atividade física regular podem ajudar nesse controle. Em alguns casos, se o paciente for de alto risco, o médico poderá prescrever o uso de medicamentos, já que a genética do paciente também irá influenciar os níveis de colesterol no sangue.

Como o colesterol alto é uma doença silenciosa, é importante procurar um médico pelo menos uma vez ao ano, para que seja feito o teste por meio de exame de sangue. Cuide da sua saúde! Você só tem a ganhar!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s