Mel, fonte de energia!

Rico em carboidratos e açúcar, o mel é uma ótima fonte de energia!

Além de ser fonte de energia, o mel também contribui com o equilíbrio da pressão arterial, melhora a digestão, auxilia no tratamento de infecções intestinais, urinárias e respiratórias, estimula o trânsito intestinal, preveni anemias, melhora o sono, além de possuir ação antioxidante, antibacteriana e antimicrobiana.

É encontrado também cálcio, potássio, magnésio, sódio, fósforo, ferro, manganês, cobre, cobalto, e prebióticos, que são componentes alimentares não digeríveis que estimulam a proliferação das bactérias benéficas do intestino, e contribui na manutenção microbiota intestinal (flora intestinal).

Existem diferentes tipos de mel, como o mel silvestre, mel de flor de eucalipto, mel de flor de laranjeira, mel de cipó-uva, e mel de assa-peixe. O mais consumido no Brasil é o mel silvestre, que procede a sua produção das flores diversas.

Um alerta é que o consumo de mel é contraindicado para bebês menores de um ano, pois eles não apresentam o sistema gastrointestinal totalmente desenvolvido. Estudos mostram que as bactérias presentes no mel podem desencadear botulismo infantil, que é uma intoxicação alimentar grave, que atinge o sistema nervoso e causa dificuldades de deglutição, falta de apetite, moleza, tremores no corpo, podendo agravar o quadro de saúde do bebê.

Vale ressaltar que apesar do mel ter um índice glicêmico menor do que o açúcar refinado, seu consumo excessivo pode elevar os níveis de glicose no sangue rapidamente, sendo prejudicial para o controle da diabetes, portanto, cautela no consumo. Segundo nutricionistas, a quantidade recomendada por dia pode variar de uma colher de chá (aproximadamente 10 gramas), a uma colher de sopa (aproximadamente 25 gramas), o que irá depender da escolha dos outros alimentos que serão consumidos no dia.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s