17 DE ABRIL – DIA INTERNACIONAL DA HEMOFILIA

Para comemorar o Dia Internacional da Hemofilia foi escolhida a data de 17 de abril por celebrar o nascimento de Frank Schnabel, portador de hemofilia A grave, que lutou em prol de qualidade de vida dos hemofílicos, e foi o fundador da Federação Mundial de Hemofilia. A data tem por objetivo aumentar a discussão sobre o assunto, melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença, e ressaltar a importância de investimentos para a melhoria do tratamento.

A hemofilia é uma doença genética rara, predominantemente masculina, e que se caracteriza por uma desordem no mecanismo de coagulação do sangue.

A doença provoca sangramentos internos, principalmente nas articulações e músculos, sangramentos externos exagerados em relação ao tamanho do ferimento; e com a dificuldade de coagulação do sangue pode causar hemorragia. Nos quadros mais graves os sangramentos repetem-se espontaneamente.

O diagnóstico é feito por exame laboratorial que mede a dosagem do nível dos fatores VIII e IX de coagulação sanguínea, além dos sinais clínicos. A hemofilia é definida pelo tipo A e tipo B. A do tipo A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue, e a do tipo B por deficiência do fator IX. Pode ser classificada também pela quantidade do fator deficitário, sendo divididos em categoria grave, moderada e leve.

O tratamento da doença constitui na reposição intravenal do fator deficiente pelo organismo, e os hemocentros distribuem gratuitamente a medicação que é fornecida pelo Ministério da Saúde.

Quadros de sangramentos frequentes e desproporcionais ao tamanho do ferimento, manchas roxas que surgem por traumas pequenos, podem ser um sinal de alerta para o diagnóstico. Fique atento e procure atendimento, quanto antes for diagnosticada a doença, menor serão as sequelas musculares e articulares.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s