13 DE DEZEMBRO – DIA NACIONAL DO CEGO

Em 1961 pelo Presidente da República Jânio Quadros, foi instituído por meio de Decreto nº 51.045/61 o Dia do Cego, também conhecido como o Dia Nacional do Cego. O Decreto tem por objetivo incentivar o princípio da solidariedade humana, diminuir o preconceito e a discriminação.

Algumas leis também foram criadas no Brasil para ajudar na melhoria da qualidade de vida, e na garantia da inclusão social das pessoas com deficiência. Entre elas podemos citar a lei que estabeleceu a porcentagem de pessoas com deficiência em empresas com mais de 100 funcionários; o atendimento prioritário; a integração social; os critérios para a promoção da acessibilidade, entre outras leis.

A deficiência visual é considerada por perda total ou parcial da visão, e seu diagnóstico pode ser congênito ou adquirido. É importante destacar que existem diversas técnicas de aprendizagem, tornando a deficiência visual um detalhe visto à capacidade de seus portadores. E vale lembrar que o direito de igualdade sem qualquer distinção, é fundamental para a inclusão de todos em uma sociedade.

Não colocar empecilhos, mas sim incentivar, encorajar e buscar meios para o desenvolvimento de atividades visando à autonomia das pessoas com deficiência, também é uma forma de participar ativamente para a inclusão destes na sociedade.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s